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Recursos tecnológicos na advocacia: sua influência no setor, vantagens e ferramentas ideais

Os recursos tecnológicos na advocacia estão presente em todos os ramos de atividade. Gerir vários processos sem perder prazos é extremamente importante para um trabalho de excelência dentro da advocacia. 

Entre os recursos tecnológicos necessários na advocacia podemos destacar as ferramentas de gestão, pesquisa jurídica, comunicação, elaboração de documentos, análise e inteligência artificial. 

Confira a seguir qual a importância dessas ferramentas para o setor de advocacia e as vantagens de cada uma delas. 

Saiba como a tecnologia influencia na advocacia

O trabalho do advogado trabalhista, por exemplo, requer organização, segurança e eficiência. Por isso, ferramentas de automatização de tarefas, gerenciamento de casos e documentação são extremamente importantes.

Atualmente, o setor também utiliza com eficiência ferramentas de inteligência artificial e análise preditiva, obtendo excelentes resultados. Ferramentas de atendimento remoto e plataformas de consulta online também ampliam a possibilidade de atendimento no setor.

Ferramentas tecnológicas que todo advogado deveria usar

recursos tecnológicos na advocacia

Agora que você sabe a importância e os benefícios dos recursos tecnológicos na advocacia, resta entender quais tecnologias podem impactar positivamente no seu trabalho. Confira a seguir.

Bitrix24

O Bitrix24 é uma plataforma de gerenciamento de negócios e colaboração completa e altamente eficiente. Com ele é possível planejar tarefas, prazos e atribuir responsabilidades. 

Além disso, essa plataforma possui um CRM poderoso capaz de gerenciar contatos, leads e vendas, sendo ideal para você que deseja ampliar o número de clientes sem perder o controle sobre os atendimentos.  

Essa ferramenta também auxilia a gerenciar seus esforços de marketing, pois permite realizar estratégias de e-mail marketing e gerenciamento de campanhas.

Trello

Quando se fala em gestão de processos, o Trello é uma ferramenta altamente eficiente. Através da metodologia Kanban, ele permite que você atribua tarefas a sua equipe, controle de prazos e muito mais.

A ferramenta oferece uma interface visual intuitiva, com quadros, listas e cartões para organizar e priorizar tarefas. Confira algumas ferramentas disponíveis nesta tecnologia:

  • Quadros: representam projetos ou processos;
  • Listas: organizam cartões por categorias;
  • Cartões: representam tarefas ou atividades;
  • Etiquetas: classificam cartões por tema ou prioridade;
  • Comentários: permite discussões e feedback;
  • Atribuição: assigna responsáveis por tarefas;
  • Prazos: definem datas limite para conclusão;
  • Anexos: permite adicionar arquivos;
  • Integrações: com ferramentas como Google Drive, Slack e GitHub.

Miro

O Miro é uma plataforma de colaboração visual capaz de fomentar a criatividade e inovação em seu escritório. Ele permite melhorar comunicação e colaboração entre equipes aumentando a produtividade.

Além disso, a plataforma oferece suporte técnico eficiente, flexibilidade e escalabilidade. Confira os principais recursos presentes nesta ferramenta:

  • Quadros brancos virtuais;
  • Diagramas;
  • Mapas de conceitos;
  • Quadros Kanban;
  • Ferramentas de desenho;
  • Compartilhamento e colaboração em tempo real.
  • Integração com outras ferramentas (Google Drive, Trello, Slack);
  • Exportação de imagens e PDFs.

Verifact 

Verifact é definitivamente uma plataforma extremamente importante para o universo jurídico. A ferramenta permite realizar a verificação de fatos e detecção de fraudes. 

Com ele é possível realizar a verificação de identidade e realizar a análise de padrões suspeitos evitando fraudes.

Além disso, a plataforma permite realizar a validação de dados através do cruzamento de informações. Essa ferramenta pode ser utilizadas em diferentes contextos como:

  • Prevenção de fraude financeira;
  • Verificação de identidade digital;
  • Segurança cibernética;
  • Investigação forense;
  • Conformidade regulatória;
  • Análise de crédito;
  • Segurança de dados.

Descubra as principais vantagens da tecnologia na advocacia

Realmente a tecnologia tem o poder de melhorar e muito a performance do profissional de direito. Através de inovações tecnológicas é possível otimizar processos operacionais ampliando a eficácia e melhorando a qualidade dos serviços oferecidos. 

A tecnologia também permite que o profissional ofereça ao seus clientes uma maior personalização no atendimento dos seus clientes. Entenda mais a seguir:

Otimização dos processos operacionais

Investir em tecnologia é definitivamente uma decisão estratégica, pois tem o poder de ampliar a sua competitividade no mercado. Isso ocorre porque a tecnologia permite ampliar a eficiência e reduzir custos.

O aumento da eficiência permite respostas rápidas às demandas dos clientes, ampliando sua satisfação.

Tudo isso impacta diretamente a capacidade de atendimento ampliado à sua participação no mercado.

Maior personalização no atendimento aos clientes

Com o aumento da competitividade, os clientes buscam cada vez mais empresas e profissionais que ofereçam um atendimento diferenciado. Não basta apenas dar o que eles precisam, é preciso fazer mais e melhor. 

Torna-se necessário antecipar demandas, corrigir rapidamente erros e oferecer vantagens competitivas. Tecnologias como a inteligência artificial implementadas em chatbot, por exemplo, tem realizado um atendimento dinâmico e até mesmo humanizado, melhorando o nível de interação e satisfação do cliente. 

Dicas para contratar tecnologias segura e de qualidade

Existem muitas tecnologias eficientes e de alta qualidade no mercado, porém, existem também tecnologias nada eficientes e que podem causar muita dor de cabeça. Além de perdas financeiras, você pode perder eficiência, uma vez que o serviço pode ser interrompido pelo mau funcionamento da tecnologia. Confira a seguir algumas dicas importantes que vão ajudar no processo de escolha. 

  • Verifique credenciais e certificações (ISO 9001, ISO 27001);
  • Avalie experiência em projetos semelhantes;
  • Leia avaliações e depoimentos de clientes;
  • Verifique políticas de privacidade e segurança;
  • Confirme suporte técnico e atualizações.

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