Uma gestão de marketing eficaz precisa levar em conta os objetivos e metas de crescimento da empresa. Todos os canais precisam estar alinhados e conversar perfeitamente.
Seja qual for o negócio ou o nicho da empresa, o marketing é fundamental para que produtos e serviços venham ao conhecimento do cliente.
Quando se fala em gestão de marketing, estamos falando de uma gestão 360º, ou seja, que envolvem o marketing digital e o outbound marketing que são estratégias voltadas para canais mais tradicionais como: TV, rádio, impresso, mala direta e outdoors.
Continue lendo este artigo e entenda a importância de uma gestão de marketing eficaz para o sucesso das empresas.
Entenda o que é gestão de marketing
A gestão de marketing nada mais é que um trabalho sistemático de planejamento, organização, direção das atividades de marketing de uma empresa.
O foco desta ação, é em primeiro lugar entender o mercado e os clientes para somente depois desenvolver estratégias eficazes para posicionar marcas, aumentar vendas e consequentemente a receita das empresas.
O gestor de marketing coordena equipes dos mais variados setores para que todos falem uma só língua, levando uma mensagem coesa ao cliente.
Saiba qual é a função do gestor de marketing
Dentro da função do gestor de marketing, podemos destacar quatro grandes pilares onde o gestor de marketing atua de forma ativa sendo eles:
- Planejamento estratégico, onde desenvolve e planeja campanhas publicitárias e promocionais, define orçamentos, metas e analisa concorrentes e demais tendências.
- Na gestão de equipe, o gestor de marketing tem como objetivo liderar e motivar as equipes. Além disso, ele é responsável por gerenciar projetos, recursos e responsabilidade. Outro importante papel é desenvolver habilidade da equipe para que os talentos disponíveis sejam profundamente aproveitados.
- Dentro da gestão de comunicação e relacionamento, o gestor de marketing tem como função gerenciar as relações com os clientes fornecedores e parceiros. É nesta área também que o gestor planeja e coordena eventos promocionais.
- Na fase de análise e otimização, o gestor analisa de dados, monitora métricas como ROAS , ROI, CPA e otimiza estratégias tendo como base os resultados alcançados. É nesta fase que o gestor identifica as oportunidades de melhoria.
Descubra a importância da gestão de marketing para o seu negócio
“Quem não é visto, não é lembrado”. Essa frase popular resume bem a importância da gestão de marketing para uma empresa.
Para fortalecer suas marcas e, venderem mais, empresas em todo mundo buscam estratégias eficazes para que o cliente busque seus produtos e serviços.
Com o advento da internet o consumidor não recebe mais a informação de uma forma inerte, ele assume o papel de formador de opinião, podendo promover ou derrubar uma marca, e isso precisa ser muito bem gerido pelo marketing em parcerias com outros setores da comunicação.
Identifica os melhores canais
Para escolher os melhores canais de marketing, o gestor de marketing deve conhecer muito bem quem é o seu público-alvo. Desta forma, ele saberá em que canal deve investir.
Por exemplo, se o seu cliente é adolescente, talvez o melhor canal para uma rede social seja o tiktok, se o seu alvo for empresas, ou seja B2B, talvez o melhor canal seja o linkedin.
Entre os canais de marketing mais utilizados estão, o SEO (Search Engine Optimization), Mídias Pagas, Redes Sociais, Email Marketing, sendo essas dentro do marketing digital. Já no outbound marketing, podemos destacar Publicidade Impressa, Publicidade em Televisão e Rádio.
Melhora a reputação de uma empresa
Através de uma gestão de marketing muito bem pensada é possível melhorar a reputação de uma empresa.
No entanto, como dito anteriormente o consumir se tornou muito mais crítico ao avaliar as ações de uma empresa.
Portanto, não adianta dizer que é uma empresa que preza pela preservação ambiental e jogar resíduos químicos na natureza.
Toda a comunicação precisa ser transparente e verdadeira tendo em vista a construção de conteúdos de qualidade. O marketing também assume um importante papel na gestão de crises.
Aumenta as vendas
Definitivamente a grande maioria dos CEOs mede a eficiência da gestão de marketing pelos resultados em vendas.
Isso porque as empresas dependem deste resultado para continuarem firme no mercado. Torna-se necessário no entanto que o setor de vendas e marketing conversem e estejam totalmente alinhados.
Estes mesmos setores costumam se estranhar colocando a culpa um no outro, quanto os resultados não são assim tão bons. Cabe a gestão de marketing equilibrar este relacionamento para alcançar os melhores resultados.
Promove novas ideias
Marketing e criatividade estão intimamente ligados. É preciso buscar novas formas de se destacar em um mercado extremamente competitivo.
O gestor de marketing deve dar liberdade e incentivar suas equipes para que desenvolvam novas ideias. O foco é fazer mais e melhor que a concorrência.
Veja quais são os pilares da gestão de marketing
Para que uma gestão de marketing seja considerada de sucesso todos os seus pilares precisam estar devidamente alinhados. Porém, para que isso ocorra torna-se necessário que você conheça muito bem cada um deles. Entre os pilares mais importante podemos estacar:
- Análise de mercado;
- Diagnóstico da empresa;
- Segmentação;
- Posicionamento;
- Gestão de pessoas;
- Gestão de investimentos.
Erros comuns na Gestão de Marketing
É claro que existem algumas atitudes que podem prejudicar os resultados de suas estratégias de comunicação e marketing. E você, como um bom profissional deve evitá-las. Entre elas podemos destacar:
- Falta de objetivos claros: não definir metas específicas e mensuráveis;
- Conhecimento insuficiente do público-alvo: não entender as necessidades e preferências dos clientes;
- Estratégia inadequada: não adaptar-se às mudanças do mercado;
- Foco excessivo em vendas: ignorar a experiência do cliente;
- Não medir resultados: não avaliar eficácia das campanhas.
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