As empresas não crescem necessariamente de uma só vez, e se você está apenas começando um negócio, pode ser difícil ver o crescimento em seus estágios iniciais.
Assim como usamos muitas medidas para mostrar o crescimento de uma pessoa – em altura, peso, idade e realizações – também avaliamos o crescimento dos negócios usando vários fatores.
Da mesma forma, o crescimento de empresas pode ser medido com uma série de métricas.
De fatores externos, como demanda do cliente e tendências de vendas, a medidas internas, como registros financeiros, número de funcionários e cultura da empresa, há muitas maneiras de medir e melhorar o crescimento do seu negócio.
E cada uma dessas medições fornecerá um instantâneo único de um aspecto da sua empresa. Juntos, esses indicadores de crescimento de negócios fornecem uma visão de como sua empresa está se saindo e para onde está projetada.
Compilamos um guia com as melhores estratégias de crescimento para você aplicar no seu negócio e ter sucesso todos os dias.
Melhores estratégias de crescimento
Aqui estão algumas estratégias de crescimento de negócios para você implementar na sua empresa.
Dependendo do seu negócio existente, você pode decidir que algumas delas são mais importantes do que outras.
Dê uma olhada em todas elas e decida onde sua empresa poderia melhor se beneficiar.
Lembre-se de acompanhar seus indicadores de crescimento antes de implementá-los e, em seguida, verifique após um determinado período de tempo para ver como eles estão funcionando.
Aumentar a demanda por meio de parcerias estratégicas
As parcerias estratégicas podem realmente ser qualquer coisa que sua empresa precise que sejam.
Desde algo tão simples quanto outra empresa mencionando a sua em um post de blog, até algo mais elaborado quanto oferecer um produto integrado.
Parcerias estratégicas abrirão sua empresa para o público de seu parceiro.
Você já viu outras marcas fazerem isso, então pense nas melhores parcerias estratégicas com as quais você interagiu e aplique o que funcionou em sua própria estratégia de crescimento de negócios.
Isso pode ser uma parceria com uma empresa semelhante para promover os produtos ou serviços e aumentar a exposição da marca.
Remova produtos e serviços não lucrativos
Melhore seu lucro removendo produtos e serviços não lucrativos.
Faça uma análise dos custos e receitas de cada produto ou serviço individual que sua empresa oferece.
Se um determinado produto ou serviço não está gerando lucro, é hora de reconsiderar seriamente: você deve diminuir os custos envolvidos no fornecimento desse produto ou serviço ou até mesmo parar de oferecê-lo.
Você provavelmente notou que alguns dos bens ou serviços que você oferece têm um desempenho muito abaixo do esperado, mas você também pode fazer uma análise para encontrar as opções de pior desempenho.
Depois de fazer isso, não tenha medo de tirar essas opções em um esforço para cortar custos.
Melhore sua taxa de conversão
Aumente a receita melhorando sua taxa de conversão. Apenas uma parte do público que sua empresa recebe todos os dias acaba convertendo.
Em outras palavras, apenas um certo número de pessoas que realmente estão expostas ao seu negócio acaba atingindo o objetivo final, provavelmente fazendo uma compra.
O cálculo da taxa de conversão pode ser feito simplesmente pegando o número de pessoas que convertem e dividindo pelo número total de visitantes ou pessoas que estão expostas ao seu negócio.
Provavelmente não é surpresa que uma parte crucial do crescimento da receita das empresas seja melhorar a taxa de conversão.
Para melhorar esse número, pegue o número total de visitantes do site e o número total de pessoas que compram, se inscrevem para receber um e-mail ou atingem sua meta e use esses dois números para calcular a taxa de conversão.
Recorra a táticas de geração de leads testadas e comprovadas, como realizar testes A/B e configurar frases de chamariz claras e concisas.
Renove suas táticas de recrutamento
Outra estratégia de crescimento de negócios é fortalecer sua força de trabalho com novas táticas de recrutamento.
Se você está ansioso para medir o crescimento de sua empresa com base no número de funcionários, é hora de começar a ser criativo com a forma como aborda o recrutamento.
Para aumentar a força de trabalho da sua empresa, você precisa aproveitar maneiras criativas de encontrar funcionários além de compartilhar as descrições de cargos no LinkedIn.
Leve sempre consigo o seu cartão de visita e não tenha medo de recrutar a qualquer momento.
Lembre-se de que não se trata apenas de preencher assentos e fazer as pessoas passarem pela porta.
Você quer as pessoas certas trabalhando para você, que compartilhem sua paixão pelo seu negócio e o ajudem com suas metas de crescimento.
Melhore a gestão do relacionamento com o cliente
Aumente a participação de mercado com um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente.
A participação de mercado está longe de ser estática. E se você for usar essa estatística para medir o crescimento de sua empresa, precisará garantir que está mantendo a base de clientes que já possui, mesmo à medida que cresce.
A configuração de sistemas de CRM ajudará a garantir sua participação no mercado, mesmo que você expanda além de sua base principal de clientes.
Os sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente podem ajudá-lo a manter-se atualizado sobre o relacionamento com o cliente.
Eles podem enviar e-mails de aniversário com descontos, e-mails de agradecimento para clientes que completaram um aniversário com sua empresa e você pode até usá-lo para obter feedback de seus clientes mais fiéis, se desejar.
Fique atento à sua concorrência
Saber quem são seus concorrentes e como eles estão crescendo e diversificando é importante se você espera ficar à frente e se tornar ou permanecer um líder em seu setor.
Certifique-se de visitar os sites de seus concorrentes com frequência e pesquisar suas campanhas publicitárias, páginas de destino e presença nas mídias sociais para ficar atento às novas tendências e estratégias.
Você pode construir estratégias de marketing bem-sucedidas e até aprender com os planos que falham.
Expanda seu portfólio de negócios
Outra dica para gerenciar sua concorrência pode ser comprar ou adquirir empresas emergentes ou empresas em dificuldades com uma presença on-line significativa.
Se você estiver perdendo vendas para concorrentes que desejam deixar os setores, poderá crescer ainda mais rapidamente comprando-os.
Por exemplo, em vez de gastar para desenvolver uma base de informações e um plano de conteúdo para ajudar a educar seus clientes, você pode comprar um concorrente que já tenha essas informações disponíveis que sua empresa possa usar e promover com pouco investimento novo.
Como estimar com precisão o crescimento
Agora que analisamos as estratégias de crescimento dos negócios, também devemos abordar como medir esse crescimento.
Você deverá fazer isso antes e depois de implementar as estratégias para poder acompanhar o desempenho delas.
É aí que os KPIs, ou indicadores-chave de desempenho, entram em ação – são valores específicos e mensuráveis que indicam quão bem ou mal sua empresa está atingindo seus objetivos.
Ao aprimorar os KPIs de sua empresa, você pode acompanhar cada período com mais eficiência e traçar seu progresso usando métricas consistentes.
Os KPIs dependem das metas específicas da sua empresa e você deve definir vários KPIs para todos os aspectos do seu negócio, como vendas, marketing e finanças.
Aqui estão alguns exemplos comuns de KPI:
- Inscrições mensais;
- Novas contas criadas;
- Ofertas finalizadas pela sua equipe de vendas;
- Leads gerados;
- Novos clientes por mês;
- Relação dívida/capital próprio;
- Tráfego de pesquisa orgânica.
Em última análise, seus lucros e perdas por si só não podem contar toda a história. Manter o controle de metas específicas para seu setor e negócios ajuda a contextualizar seu crescimento.
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