Em obras, feito o livro retratos da vida, vemos como muitas vezes somos puxados a certas direções por razões que não compreendemos. Mas, que são frutos das nossas ações, e como a vida nos aplica lições, muitas vezes duras, para podermos compreender as ações que nos levaram até aquele momento.
Quando falamos de espiritismo, a velha máxima “os opostos se atraem” não é verdade – na realidade, igual atrai igual. Você jamais irá colher algo diferente do que plantou. Por isso é tão importante compreender a Lei de Afinidade, e como ela influencia nossas vidas.
Desvendando a Lei de Afinidade: conceitos e princípios fundamentais
A forma mais simples de definir o que é a Lei de Afinidade é: “semelhante atrai semelhante”. Nossos comportamentos, nossas ações e nossos pensamentos irão definir o que desejamos para as nossas vidas, e o que traremos para ela.
Esse processo não é, contudo, consciente. Por mais que você possa dizer que se considera uma boa pessoa e que faz coisas positivas, suas ações, seus pensamentos mais íntimos e aquilo que você faz quando não há olhos apontados para você é o que definirá o que você está de fato a atrair para si.
Tudo na sua vida influencia o que você atrai. Músicas, roupas, livros que você lê, e até mesmo as comidas que você come. Sempre que você agir negativamente, você estará a trazer para você apenas coisas e pessoas negativas também.
A Lei de Afinidade em ação: exemplos práticos no dia a dia
Um homem que se relaciona apenas com mulheres promíscuas, e, ao mesmo tempo, reclama que não consegue entrar em um bom relacionamento, deve se perguntar por que ele só encontra esse tipo de mulher.
Não é ele mesmo um promíscuo? Não é ele mesmo o oposto daquilo que ele busca? Se ele deseja uma mulher com comportamento recatado, ele mesmo deve ser assim. O mesmo se aplica para mulheres que se relacionam com homens promíscuos em busca de compromisso.
O indivíduo que assiste a programas com violência, filmes violentos, músicas agressivas, joga jogos violentos, etc., também terá uma vida violenta. Talvez não no sentido literal, de sofrer agressões, mas terá problemas nas suas relações com outras pessoas, será sempre visto como uma pessoa difícil de lidar, etc.
De igual modo, a pessoa que vive uma vida pacata, aproveita os prazeres da vida com moderação, gosta de músicas e livros edificantes, é uma pessoa de bom humor e de bom gênio, atrai para a sua vida pessoas semelhantes, e terá uma vida saudável e tranquila.
Afinidade e sintonia: construindo relacionamentos mais saudáveis
Em um relacionamento, você pode dar ao outro apenas o que você tem dentro de si. É uma questão puramente lógica: não se dá aquilo que você não tem. Dessa forma, você não pode esperar conseguir dar amor para alguém, dar a sua fidelidade, o seu carinho, se você não tem isso dentro de si. Você precisa antes aprender a se amar, a ser carinhoso consigo, e a ser fiel a si.
Somente quando você possuir essas coisas dentro de si é que você irá conseguir atrair uma pessoa com essas características, e ter um relacionamento saudável. E caso você já esteja em um relacionamento problemático, é preciso que você dê o primeiro passo e comece a mudar.
Talvez a sua mudança inspire seu cônjuge a mudar também, pois as energias boas que emanamos também afetam o ambiente ao nosso redor. Se ele não mudar e a relação chegar ao término, pois mais doloroso que seja, é preciso entender que certas coisas acontecem para o nosso bem, e que você encontrará alguém feito você.
Superando desafios e aprendendo com as experiências: a Lei de Afinidade como ferramenta de crescimento
Se os semelhantes se atraem e isso se manifesta em todos os sentidos da vida, então, obviamente, é perfeitamente possível usar a Lei de Afinidade a seu favor também. Ao adotar uma postura positiva, um pensamento positivo, você atrai para a sua vida esse tipo de positividade.
Isso pode se manifestar na sua vida de muitas formas, como por meio de uma promoção no trabalho, uma proposta de emprego melhor, uma melhora na relação com sua família, entre inúmeras outras coisas. Quando você é positivo e emana essa boa energia, tudo ao seu redor muda sempre para melhor.
Lei de Afinidade e reencarnação: reencontrando almas afins
Talvez esse seja o aspecto mais conhecido quando falamos da Lei de Afinidade, e é um dos principais tópicos abordados no livro Retratos da Vida. À parte da questão de positividade e negatividade, todos possuímos uma alma única – não há dois seres humanos iguais no mundo, e nunca houve.
No entanto, apesar de nossas almas serem únicas, elas podem encontrar almas semelhantes, que vibram de uma forma semelhante, e é possível que uma relação se estabeleça – relação essa que pode até mesmo transpassar existências diversas.
Contudo, se ao longo das encarnações nós mudamos, nos tornamos mais negativos, esse encontro de almas pode ser dificultado.E, mesmo quando ele ocorre, as diferenças entre as frequências vibratórias pode dificultar que esse laço se estabeleça mais uma vez, e isso gera problemas muito grandes, que também podem atravessar vidas.
Por isso, além das questões cotidianas, é tão importante manter sua frequência vibratória sempre positiva, e se esforçar para ser a cada dia que se passa uma pessoa um pouco melhor, e para poder encontrar quem quer que você precise encontrar nessa existência.
O papel da Lei de Afinidade na busca pela felicidade: construindo um mundo melhor
Quando passamos a vibrar positivamente e atraímos para nós coisas positivas, fazemos o nosso papel para um mundo melhor. Por menor e mais simples que possa parecer, o ato de ser uma boa pessoa é de longe a coisa mais importante dessa vida. Sua bondade não afeta somente a você, mas toda a sua família, seus amigos, e as pessoas do seu cotidiano.
As vibrações positivas que emanamos afetam o nosso mundo, e por mais que não percebamos, estimulam cada vez mais pessoas a também fazerem o bem. Se você quer mudar o mundo para melhor, comece por simplesmente mudar a si.
Se você quer entender mais sobre a Lei de Afinidade, você pode adquirir o livro Retratos da Vida no site da Editora Dufaux, a melhor editora brasileira sobre espiritismo. Além dessa obra, a Editora Dufaux conta com inúmeros outros livros de autores renomados como Chico Xavier e Zibia Gasparetto – acesse a loja!
Leia também:
- Tatuagem Curitiba
- Ambulância em Curitiba
- Tipos de ambulância: saiba mais
- Qual o preço ambulancia simples remoção
- Qual é o preço do aluguel de uma ambulância?
- Ambulância SAMU: quais são os veículos disponíveis?
- Ambulância particular valor: como é estipulado o preço?
- Ambulância tipo C: tudo o que você precisa saber sobre ela
- Ambulância: o que é, quais são os tipos e serviços ofertados?