JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

horta

Saiba como aproveitar pequenos espaços em seu apartamento para construir uma horta

Uma horta em apartamento é a solução para ter hortaliças, temperos e frutas orgânicas sempre à mão. Descubra como criar uma horta e mantê-la saudável!

Uma horta em apartamento é a solução para quem quer ter hortaliças, temperos e até mesmo frutas orgânicas fresquinhas em casa. E se engana quem pensa que não é possível ter uma horta em apartamento pequeno.

Escolhendo a estrutura e as plantas adequadas, você pode ter um espaço verde incrível e cheio de vida. Descubra as vantagens de ter uma horta em apartamento e confira dicas para montar a sua hoje mesmo!

Quais as vantagens de se ter uma horta no apartamento?

As vantagens de ter uma horta no apartamento vão além da satisfação de colher temperos e hortaliças fresquinhos para preparar suas refeições. Entenda por que ter uma horta no seu apartamento pode transformar sua rotina, sua alimentação e a sua saúde!

Satisfação em cultivar temperos e hortaliças

Jardinagem é um hobby incrível, e você não precisa ter uma área ampla para cultivá-lo. Mesmo em um apartamento pequeno, é possível reservar um espaço, de preferência que receba boa luminosidade e ventilação, para plantar hortaliças, temperos e até mesmo frutas.

Dedicar alguns minutos do dia e do fim de semana para irrigar as plantas e adubá-las vai proporcionar aquele contato com a natureza que nem sempre é possível em grandes cidades.

Produtos orgânicos para suas refeições

Imagine preparar um jantar incrível para a família ou amigos e colher os temperos e as hortaliças na hora para preparar uma deliciosa salada? Além dessa facilidade, é importante destacar que os produtos de uma horta caseira são livres de agrotóxicos e outras substâncias agressivas ao nosso organismo. Ou seja, você terá alimentos saudáveis e saborosos sempre à mão.

Um toque da natureza na decoração

A horta em apartamento é a oportunidade para incluir aquele toque de natureza à sua decoração. Você pode, por exemplo, reservar uma parede da varanda, da cozinha ou mesmo da sala de estar para fazer a sua horta, proporcionando conforto térmico e acústico ao ambiente, além dar aspecto incrível à sua decoração.

Como fazer uma horta vertical para apartamento?

Mesmo que você more em um apartamento pequeno, é possível separar um espaço para uma horta vertical. Para começar, é importante considerar um local que receba a luz do sol diariamente, para um melhor desenvolvimento das plantinhas.

Definido o local onde sua horta será desenvolvida, é hora de escolher os materiais para plantar seus temperos e hortaliças.

Além dos tradicionais vasos, as garrafas pet têm sido muito utilizadas para hortas, já que é uma opção prática e a oportunidade para reciclar materiais, contribuindo com o meio ambiente. Assim como as garrafas, latas também são ótimas opções. É possível, inclusive, pintá-las como você preferir, dando um toque de personalidade ao seu espaço verde.

Temperos, frutas e hortaliças ideais para sua horta

Definida a estrutura da sua horta em apartamento, vem a melhor parte: escolher os temperos e hortaliças que serão cultivados. Hortelã e erva-cidreira, por exemplo, são ótimas opções de ervas para preparar um delicioso chá antes de dormir. Já para temperar suas refeições, é possível cultivar salsinha, cebolinha, coentro, manjericão, entre outros.

Para oferecer deliciosas saladas para seus familiares e amigos, você pode plantar rúcula, alface, espinafre e até mesmo tomate-cereja. E a sua horta para apartamento também pode ter frutas — morango e amora são excelentes opções para cultivar em espaços menores.

Cuidados essenciais com a sua horta

Quanto aos cuidados com a horta para apartamento, é importante entender as necessidades de cada espécie cultivada, pois algumas demandam maior exposição ao sol e ao vento, maior frequência de rega, entre outras particularidades.

E tenha atenção ao excesso de água, pois pode apodrecer a raiz das plantinhas — folhas amareladas, por exemplo, podem ser um indício de excesso de água na planta.

É importante adubar a sua horta uma vez por mês; o adubo pode ser comprado em lojas de jardinagem ou você pode preparar em casa com cascas de ovos, cascas de banana, borra de café e outros.

Na hora da colheita, é essencial retirar as folhas maiores, que já estão prontas para o consumo, deixando as menores para crescer por mais alguns dias até a sua próxima colheita.

Uma horta em apartamento é uma excelente alternativa para ter alimentos orgânicos e fresquinhos sempre à mão, cultivar um hobby em família e, ainda, dar um toque natural à decoração do seu apartamento.

E para mais informações e dicas sobre como fazer a sua horta, confira este conteúdo incrível desenvolvido pela Riva incorporadoraHorta em apartamento: como fazer e o que plantar? Aprenda aqui!

Leia também:

Continue Lendo

tradução técnica

Tradução técnica: o que é e quando realizá-la

Entenda o que é tradução técnica, seus tipos e quando ela é exigida em negócios e projetos acadêmicos. Em um mundo onde as fronteiras entre países se tornam cada vez mais fluidas, a comunicação eficiente e precisa é imprescindível, especialmente

Leia Mais »
plugins premium WordPress