Apesar de ser uma profissão bastante conhecida e importante, ainda mais nos dias atuais, muitas pessoas ainda não sabem o que é ser um agente comunitário da saúde e não sabem, ainda, qual é a função que um agente comunitário possui dentro de uma sociedade.
Ser um agente comunitário é uma responsabilidade que vai muito além do que ter um bom emprego, visto que, a demanda de serviços que um agente comunitário atende ao longo da semana é bem alta.
Isso porque, são esses profissionais os grandes responsáveis por prevenir e promover a saúde, através do mapeamento das comunidades e do desenvolvimento de técnicas que atendam as necessidades exigidas.
Ou seja, esses profissionais, que são enquadrados como profissionais da saúde, possuem, como uma de suas principais funções, o dever de, além de promover a elevação da qualidade de vida, garantir boas oportunidades para os cidadãos.
Pensando nas várias dúvidas que surgem relacionadas a esse tema, separamos neste artigo os principais tópicos a respeito de agentes comunitário da saúde, o que fazem, qual a sua importância e, ainda, como se tornar um.
Continue a leitura para, dessa forma, tentar solucionar suas dúvidas e obter mais conhecimento acerca dessa profissão que, apesar de não ser tão valorizada, é extremamente importante para promover e prevenir a saúde dos cidadãos.
O que são, de fato, os agentes comunitários de saúde?
Antes de entendermos melhor a respeito do assunto, precisamos, primeiro, entender, de fato, a definição do que é ser um agente comunitário, profissão a qual é muito importante para promover qualidade de vida e saúde aos brasileiros.
Como mencionado acima, os agentes comunitários da saúde, são, de fato, os grandes e principais responsáveis por promoverem e prevenirem a saúde, através do mapeamento e da criação de estratégias para atender os bairros das cidades.
São esses agentes comunitários, ainda, os responsáveis por promoverem intervenções em determinados locais, considerando a vida e a história dos indivíduos e, levando em conta, principalmente, sua condição de vida.
Vale lembrar ainda que, todos os agentes comunitários trabalham dentro do SUS – Sistema Único de Saúde -, e tem como principal local de atuação os bairros, as casas e as comunidades.
De forma resumida, podemos dizer que esses agentes são os que trabalham auxiliando as pessoas que, por diversos motivos, não possuem conhecimento sobre o SUS e seu funcionamento.
Como os agentes comunitários de saúde surgiram?
Como mencionamos, os agentes comunitários de saúde são os profissionais que trabalham dentro do Sistema Único de Saúde, no entanto, apesar de ainda encarar uma luta no que diz respeito a muitos temas, ainda é um programa bastante eficiente.
Nesse sentido, os agentes comunitários surgiram, então, por meio da criação do SUS, quando o Ministério da Saúde decidiu implementar o Programa de Agentes Comunitários.
A iniciativa foi criada para atender as áreas que possuem menor acesso às necessidades básicas referentes ao tema saúde, para que elas consigam receber um atendimento de qualidade e terem sua saúde como prioridade no que diz respeito aos cuidados.
Como se tornar um agente comunitário da saúde?
Por não saberem como a profissão se desenvolve, muitas pessoas não sabem, ainda, como faz para se tornar um agente comunitário de saúde.
No entanto, não existe segredo. O mesmo que vale para diversas outras profissões da área da saúde, vale para quem deseja se tornar um agente comunitário de saúde.
Por ser uma profissão que exige habilidades sociais aprimoradas, o curso de administração gratuito pode te ajudar com isso e deve ser realizado diretamente através de escolas credenciadas nos Conselhos Estaduais ou Municipais de educação.
Entendendo melhor as funções de um agente comunitário da saúde
Como já mencionamos nos tópicos acima, um agente comunitário da saúde é aquele que atua de frente na proteção e prevenção da saúde, por meio de acompanhamento regulares e criação de estratégias eficientes.
Esses profissionais trabalham pelo SUS, Sistema Único de Saúde, e atuam mapeando e cadastrando os dados demográficos referentes às famílias da sua região de atuação, logo, as estratégias de cuidado são criadas com base nas condições e nas exigências que o lugar impõe.
Assim, podemos entender que, a principal função dos agentes comunitários é aproximar diversos grupos familiares do sistema de saúde, fazendo com que, além de tudo, os indivíduos passem a confiar mais nos setores de serviços públicos.
Confira a seguir uma pequena listagem com as principais funções que um agente comunitário da saúde desempenha:
- Identificação de situações de riscos coletivas e individuais;
- Encaminhamento da população aos serviços básicos de saúde;
- Melhor orientação das famílias;
Ou seja, apesar de não serem tão conhecidos, os profissionais dessa área são extremamente importantes e necessários para a promoção da saúde.
Assim, agora que você já sabe um pouco mais sobre os agentes comunitários da saúde, sua importância e suas funções e deseja se tornar um, invista em cursos de especialização e exerça a profissão de forma qualificada.
Leia também: