JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

cnpj

O que é CNPJ? Entenda tudo a respeito desse assunto

Toda empresa precisa ter um CNPJ antes mesmo de iniciar um negócio, pois essa é uma informação que qualquer agência é obrigada por lei a fornecer.

Portanto, um entendimento completo deste documento é essencial para quem deseja iniciar um negócio. Continue lendo este artigo para saber o que é o CNPJ, o que ele faz e qual a importância dele para sua empresa.

Se você está se perguntando o que é um CNPJ, provavelmente é porque você tem uma ideia empreendedora e está pensando em Como abrir uma empresa.

Esteja você ou não nessa situação, é necessário um CNPJ para organizar um negócio e abrir uma empresa. Nesse momento, a contabilidade pode ser de grande ajuda, principalmente agora, em que os serviços de contabilidade online podem simplificar todo o processo de forma prática e a um preço acessível.

Neste artigo, você aprenderá o que é CNPJ, para que serve e qual a importância dele para sua empresa e como você pode abrir um CNPJ com escritório de contabilidade.

O que é CNPJ

O Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, ou CNPJ, como é comumente conhecido – é um código numérico único que permite a identificação do cadastramento de pessoas jurídicas perante a Receita Federal.

Criada em 1º de julho de 1998 pela Instrução Normativa SRF nº 27/1998, é a informação básica da existência de qualquer empresa e é necessária para administrar seus direitos e obrigações.

Nesse caso, O que é CNPJ é para pessoas jurídicas, enquanto o CPF é para pessoas físicas e, portanto, é um documento obrigatório para empresas que atuam em todo o território nacional. O principal objetivo desse registro é permitir a formalização das atividades econômicas das instituições estatais.

Além de viabilizar legalmente diversas atividades empresariais de empresas brasileiras ativas. Quais informações devem constar neste cadastro? Devido à sua abrangência, tais documentos devem conter informações detalhadas sobre cada registro.

Qual é a função do CNPJ?

A principal função do O que é CNPJ desde a data de constituição é certificar que a empresa é exercida legalmente, permitindo assim que as atividades fiscais sejam exercidas de forma lícita, independentemente do seu ramo de atividade empresarial.

Além disso, graças à disponibilidade da consultoria CNPJ, você pode facilitar a interação com clientes e fornecedores. Devido à transparência das informações, transações comerciais mais seguras e práticas podem ser alcançadas.

Qual a importância?

Agora que você já sabe o que é um CNPJ, deve estar se perguntando por que sua empresa precisa de um.

A importância do O que é CNPJpara sua empresa é muito importante. Por exemplo, seria impossível abrir uma conta bancária comercial sem ele. Esse é apenas um dos muitos benefícios que ter um CNPJ pode trazer para o seu negócio.

Ver mais:

  • Celebrar contratos de trabalho e registar os seus trabalhadores;
  • Transações de faturamento realizadas;
  • Pagar imposto;
  • Candidatar-se a concurso público;
  • Peça um empréstimo e consiga um financiamento.

Como reativar um CNPJ baixado?

Neste caso, infelizmente, não há como reativar o CNPJ que foi cancelado na receita. Quando solicitado a baixar o registro, ele se encontra extinto. No entanto, quando o registro do CNPJ (o registro de pessoas jurídicas nacionais) não é adequado, é possível formalizar a situação cadastral.

Para isso, a normalização é necessária para que seu negócio volte ao estado normal das normas e legislação exigidas. Dessa forma, você deve entrar em contato com seu contador para que ele busque normalizar suas pendências de pendências.

O que é CNPJ: Como consultar?

O CNPJ é um código que confirma a existência de um estabelecimento comercial, também pode-se dizer que é um certificado de registro de empresa e status cadastral. Por isso, é importante manter seus dados atualizados e consistentes, pois qualquer pessoa pode acessar esses cadastros, o que afeta não apenas o seu perfil de receita, mas também seu relacionamento com clientes e fornecedores.

Na dúvida, para fazer essas consultas de CNPJ diretamente pelo site da Receita Federal, você deve:

  • Informe o CNPJ desejado no campo de busca;
  • Clique para consultas;
  • E confirme as informações fiscais disponíveis.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

tradução técnica

Tradução técnica: o que é e quando realizá-la

Entenda o que é tradução técnica, seus tipos e quando ela é exigida em negócios e projetos acadêmicos. Em um mundo onde as fronteiras entre países se tornam cada vez mais fluidas, a comunicação eficiente e precisa é imprescindível, especialmente

Leia Mais »
plugins premium WordPress