JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

caixa

O que acontece se não limparmos a caixa d’água?

A limpeza da caixa d’água é cercada de mitos e complicações, mas a verdade é que, tomando algumas medidas simples, a limpeza e conservação do reservatório de sua casa podem ser bastante simples e seguras. Veja o que acontece se não limparmos a caixa d’água e saiba como mantê-la sempre higienizada!

O que acontece se não limparmos a caixa d’água?

caixa

Por causa do tempo corrido e da dificuldade prática que a limpeza demanda, muitas pessoas se esquecem de dar importância à higiene da caixa d’água. No entanto, o que acontece se não limparmos a caixa d’água é realmente um grande transtorno que pode ser tornar problema de saúde na família.

A higiene incorreta ou a falta de limpeza no reservatório de água pode gerar uma série de doenças, especialmente no trato digestivo, causada por bactérias que se instalam no lodo que se forma ao redor da caixa.

A água consumida na casa, ainda que seja fervida ou filtrada, precisa ser segura e, para que isso ocorra, a manutenção e limpeza da caixa d’água é fundamental.

Confira o que acontece se não limparmos a caixa d’água corretamente!

Animais podem entrar na caixa

É muito comum que a caixa d’água não esteja corretamente vedada, por isso sua limpeza e manutenção constante devem ser prioridade. Quando a vedação está mal feita, ou mesmo se a caixa estiver com partes abertas, animais que transmitem doenças podem entrar no local.

Os ratos costumam ser um grande problema e podem transmitir doenças como a leptospirose, bastante graves para quem ingere a água. Outra infestação comum é a de pombinhas, que chegam a fazer ninhos nos cantos superiores da caixa aberta.

Por isso, confira você mesmo ou peça para quem realiza a limpeza de sua caixa d’água, que verifique se a vedação está sendo suficiente para evitar a entrada de qualquer animal.

Mosquitos de água limpa

Já sabemos que os mosquitos que transmitem a dengue, febre-amarela e malária se proliferam em água limpa e parada, mas o que nem todos sabem é que essa por ser uma consequência de não limpar a caixa d’água.

Entre tudo o que acontece se não limparmos a caixa d’água, esse é um dos principais problemas da atualidade, já que a dengue é uma doença séria que mata centenas de brasileiros todos os anos.

A vedação, mas também a limpeza do local, são muito importantes para evitar que sua casa se torne foco de transmissão.

caixa

Verminoses

A maioria dos vermes que podem se instalar no organismo dos seres humanos é transmitido pela água. Não limpar a caixa d’água pode implicar em parasitas como giárdia, amebíase e outros vermes que costuma infectar, especialmente, as crianças.

A limpeza periódica da caixa d’água consegue eliminar grande parte das chances de contaminação. Ela deve ser aliada a outras medidas como lavagem correta das mãos, higienização dos legumes, frutas e verduras. Além disso, há a necessidade de ferver ou filtrar toda a água consumida na casa.

A sujeira da caixa se mistura à água

Além de todos os riscos para a saúde por contaminação é preciso, também, considerar que a sujeira da caixa não fica somente no canto, impregnada nas paredes. O lodo formado na caixa se mistura à água e vai direto para a torneiras.

Esse é um dos fatores que podem causar gastroenterite e outras doenças digestivas que podem ser evitadas com a higiene correta das caixas d’água!

Como você acompanhou o que acontece se não limparmos a caixa d’água, uma ótima dica é conferir como fazer corretamente essa limpeza ou contratar equipe especializada, como a da Dedetizadora e Desentupidora Ajax, ao menos uma vez por ano. Muitos seguros de casa já oferecem esse serviço incluso no pacote.

Não importa a forma, o que vale é manter sua família segura dos riscos!

Leia também:

Continue Lendo

tradução técnica

Tradução técnica: o que é e quando realizá-la

Entenda o que é tradução técnica, seus tipos e quando ela é exigida em negócios e projetos acadêmicos. Em um mundo onde as fronteiras entre países se tornam cada vez mais fluidas, a comunicação eficiente e precisa é imprescindível, especialmente

Leia Mais »
plugins premium WordPress