JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

pets

O impacto positivo dos pets na saúde mental humana

Sabia que os benefícios de se ter um animal de estimação vão além da companhia e carinho? Descubra como os pets podem melhorar a nossa saúde mental, oferecendo suporte emocional e combate à solidão em diversas etapas da vida.

A relação entre humanos e animais de estimação sempre esteve enraizada em nossas culturas e tradições. Mais do que apenas seres vivos que partilham os nossos lares, os pets desempenham um papel muito positivo na saúde mental e no bem-estar geral.

Diversas pesquisas confirmam o que muitos de nós já intuíamos: a presença desses animais em nossas vidas pode melhorar significativamente a nossa saúde mental, dando o suporte de que necessitamos em momentos desafiadores da vida. Ou seja, nós, os tutores, cuidamos deles oferecendo tudo que eles precisam, mas eles também cuidam da gente.

Está considerando adotar um amigo peludo? Então, confira os diversos benefícios que os pets proporcionam a saúde mental humana.

Como animais de estimação fazem bem à saúde?

De fato, a convivência com pets é benéfica para a saúde mental. Mas, por quê? Confira a seguir como a companhia de um animal de estimação pode melhorar a sua saúde mental.

Combate a solidão

Uma das maiores vantagens observadas na relação com pets é a sua capacidade de reduzir a sensação de solidão. Em um mundo no qual a conexão é majoritariamente virtual e as pessoas cada vez mais moram sozinhas, a presença constante de um animal de estimação oferece um conforto inegável.

Pesquisas científicas já indicaram esta relação direta entre a companhia de um animal e a diminuição do sentimento de isolamento. O simples ato de cuidar, alimentar e interagir com um animal cria um laço que preenche muitos vazios emocionais.

Estímulo à socialização

Viver com um animal, especialmente cães, é uma porta aberta para a socialização. A necessidade de caminhar e cuidar deles muitas vezes facilita a interação com outros seres humanos.

Em parques e áreas comuns, é comum iniciar conversas e criar laços com outros donos de animais. Esta rotina, além de proporcionar um exercício físico, também permite estabelecer conexões sociais que, de outra forma, poderiam ser raras.

Apoio emocional em tratamentos de depressão e ansiedade

A companhia de um animal de estimação não é um substituto para tratamentos psiquiátricos e terapêuticos para depressão e ansiedade, mas certamente complementa essas abordagens. A interação diária com um pet proporciona um sentido de pertencimento e propósito.

Inclusive, animais de estimação podem ajudar a distrair de sintomas e experiências traumáticas, sendo uma grande ajuda, especialmente quando o apoio de outros seres humanos é limitado.

Suporte à saúde mental do idoso

A idade avançada traz consigo uma série de desafios, incluindo a luta contra sentimentos de inutilidade ou a perda de sentido na vida. Nesse contexto, animais de estimação surgem como faróis de esperança.

De acordo com um estudo de 2019, os pets não apenas proporcionam companhia para os idosos, mas também promovem uma sensação de utilidade e pertencimento, ajudando a combater a depressão e a solidão, comuns nesta fase da vida.

Seja um tutor responsável

A presença de animais de estimação na vida humana não é apenas uma fonte de alegria, sendo também um importante suporte emocional. Contudo, é essencial lembrar que esta relação deve ser recíproca. Se você decidir se tornar o tutor de um pet, tenha em mente que você também terá responsabilidades.

Hoje, está cada vez mais fácil proporcionar tudo o que um animalzinho pode precisar, por existir pet shop online para comprar desde ração para cachorro até uma caminha bem confortável para seu companheiro peludo.

Assim, enquanto aproveitamos os benefícios mentais e emocionais que esses animais nos proporcionam, é nossa responsabilidade garantir o bem-estar deles. Afinal, assim como nós, eles também merecem cuidado, amor e a atenção que só você poderá oferecer – o mais, você encontra na Tudo de Bicho!

Leia também:

Continue Lendo

tradução técnica

Tradução técnica: o que é e quando realizá-la

Entenda o que é tradução técnica, seus tipos e quando ela é exigida em negócios e projetos acadêmicos. Em um mundo onde as fronteiras entre países se tornam cada vez mais fluidas, a comunicação eficiente e precisa é imprescindível, especialmente

Leia Mais »
plugins premium WordPress