JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Rooftop vs. Cobertura: Qual a diferença?

A Mello Imóveis te ajuda a esclarecer como as coberturas à venda se diferenciam dos rooftops, que são um estilo de apartamento em alta demanda. Visto que existem benefícios bem parecidos entre estas duas formas de convivência num ponto de alto padrão: no topo do edifício.

Porém, rooftop e cobertura apresentam diferenças únicas que influenciam na compra de imóveis. Afinal, ambas opções oferecem vista privilegiada, espaço amplo e outras características que afetam o bem-estar de quem mora e ainda pretende investir.

O que é o Rooftop?

Rooftop é uma área de lazer avantajada, com iluminação, ar fresco e um ambiente moderno e sofisticado. Em outras palavras, o rooftop é uma construção muito semelhante ao terraço, mas adquire melhorias que favorecem a moradia e dá mais elegância.

Assim, os rooftops se tornaram tendência no mercado imobiliário para quem deseja não apenas se encantar com uma vista marcante, mas morar num espaço completo, com a melhor estrutura para lazer, piscina, área verde particular, solário, área fitness, e outros.

O que é a cobertura?

A cobertura é considerada o imóvel no último andar do prédio. Mas é um tipo de apartamento que pode ter tanto um espaço ao ar livre com piscina quanto um imóvel de alto padrão sem ambiente aberto.

Conforme a planta, é possível adquirir coberturas com dois ou mais andares, até mesmo ocupando todo o pavimento no topo. Quanto a essa disposição de andares, vale mencionarmos os tipos de cobertura, os quais são:
Linear;
Duplex;
Triplex;
Penthouse.

Os 4 tipos de apartamentos com cobertura são excelentes formas de deixar esse ambiente mais atrativo e exclusivo para seus moradores. Geralmente, as buscas por coberturas são com frequência relacionadas à procura de áreas privativas com mais opções de ambiente, com área externa, ou fechada e mais reservado.

Qual a diferença de imóveis como rooftop e cobertura?

Imóveis

A principal diferença entre rooftop e cobertura é a planta de cada tipo de construção residencial num edifício. Pois, o primeiro é uma área de lazer e entretenimento toda aberta, enquanto o segundo pode ser tanto moradia como apenas uma área social.

Nesse sentido, os rooftops são utilizados por apenas um morador ou pelo coletivo, sendo muito comum em São Paulo os rooftops comerciais.

Outra diferença do rooftop e da cobertura é a presença ou não de uma estrutura. Às vezes, o terraço aprimorado, que chamamos de rooftop, faz parte de um apartamento de cobertura ou pertence a algum morador do edifício.

Também pode ser um local para todos do condomínio. Por outro lado, a cobertura é integrada ao último andar e só tem acesso restrito.

Tipos de Rooftop

O mercado imobiliário oferece mais opções de recreação com o rooftop exclusivo ou um espaço de destino para os grandes centros urbanos, assim como o rooftop também é conhecido para fins comerciais.

Talvez a grande referência entre coberturas com rooftop tenha vindo dos prédios nova iorquinos que esbanjam a vida urbana em meio a um oásis.

Pois é um ponto de encontro para diversão, relaxamento, com segurança e sofisticação. E, atualmente, existem 2 tipos de rooftop para acomodar.

Rooftop residencial

O rooftop residencial é o mesmo local onde se concentra a área de lazer de um empreendimento com terraço. Ali, o acesso se dá de duas formas: privativo ou aberto a todos os moradores.

Pode ser coberto ou descoberto, com diversas opções de entretenimento conforme o dono ou entendimento entre todos os residentes.

Em prédios residenciais, é cada vez mais comum os rooftops bem planejados, com estrutura para receber familiares e amigos numa reunião privada, festas, churrasco ao ar livre e outros lazeres.

Imóveis: rooftop comercial

Os grandes prédios com rooftop comercial moderno tem sido um local de escape para o público em geral. Esse tipo de rooftop serve para recepcionar os clientes de restaurantes, bares, baladas, e demais setores do ramo alimentício.

Você encontra rooftops bar e bistrôs descobertos e charmosos abertos nas capitais e grandes centros, onde a vida social noturna é bem agitada. Em grandes metrópoles como Hong Kong, New York e Londres, os prédios comerciais com terraço planejado são referências para quem quer investir.

Vantagens e desvantagens de morar em um Rooftop

Quando pensamos em vantagens de morar em apartamento com rooftop, o que vem à mente é, geralmente, a vista privilegiada. O que é um ponto em comum de quem mora nos andares mais altos de um edifício.

Mas o diferencial do terraço é poder usufruir de uma visão 360º ou de um ângulo mais amplo. Além de que se trata de uma construção mais aberta e menos ocupada, pode custar menos para você. As vantagens de morar em um rooftop são:

Ar fresco e jardinagem;

Privativo, apenas você, família e amigos acessam;

Você pode projetar e decorar;

Uma pausa na vida agitada ao admirar a paisagem, pôr do sol, do topo;

São imóveis muito elegantes;

Terraços e rooftops são isentos do IPTU.

Na prática, é um investimento de alto valor para você e sua família viverem momentos de alegria e prazer, tal como uma cobertura. Enquanto a valorização imobiliária só tende a crescer.

Uma vez que rooftops são áreas únicas de lazer que faltam em outros apartamentos, o que chama muita atenção na hora de comprar imóveis.

Pensando nas desvantagens de morar num rooftop em relação a uma cobertura, no entanto, o acesso nem sempre será exclusivo – um ponto a ser melhor discutido ao comprar apartamento, principalmente se ele tiver acesso mais próximo do terraço.

Isso porque o andar logo abaixo do rooftop sentirá os ruídos vindos do movimento do rooftop, ainda mais quando visitantes de fora acessam um rooftop comercial. Jpa numa cobertura, isso não acontece.

Onde comprar imóveis: coberturas à venda?

Na Mello Imóveis você encontra coberturas de alto padrão para vender, sem ruídos de outros apartamentos, com a vista de sua preferência e estrutura planejada, além de acesso exclusivo a lazer e entretenimento num só lugar.

Contando também a vantagem de morar no mesmo espaço que você quer relaxar. Ou seja, a área útil da cobertura é maior do que a de um rooftop.

Explore as diversas opções de coberturas a venda no site da Mello Imóveis através do nosso buscador de imóveis, apartamentos, coberturas e rooftops dentro do que você procura. Acesse agora e contate um de nossos especialistas para realizar seu sonho de morar com mais qualidade.

 

Leia também:

Continue Lendo

tradução técnica

Tradução técnica: o que é e quando realizá-la

Entenda o que é tradução técnica, seus tipos e quando ela é exigida em negócios e projetos acadêmicos. Em um mundo onde as fronteiras entre países se tornam cada vez mais fluidas, a comunicação eficiente e precisa é imprescindível, especialmente

Leia Mais »
plugins premium WordPress