JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Cultura DevSecOps: construindo equipes de desenvolvimento seguras

A cultura DevSecOps foi implementada por empresas e organizações preocupadas com a proteção contra ameaças cibernéticas e a segurança da informação. As equipes de desenvolvimento são as principais envolvidas nesse processo, juntamente com profissionais de segurança da informação.

As consequências de não adotar a cultura DevSecOps podem ser graves, como exposição a vulnerabilidades e riscos de ataques cibernéticos. Isso pode resultar em perdas de dados sensíveis ou até mesmo prejuízos financeiros para as empresas. É nesse contexto que empresas como a Rainforest Technologies desempenham um papel crucial no mercado atualmente.

O que é a Cultura DevSecOps?

Essa cultura é uma abordagem revolucionária na área de criação de software que visa integrar a segurança desde o início do processo, em todas as etapas do desenvolvimento. É um movimento que reconhece a importância da segurança cibernética e busca garantir os aspectos relacionados à segurança.

Ao adotar a cultura DevSecOps, as organizações estão comprometidas com a ideia de que a segurança não deve ser considerada como uma função separada ou um obstáculo no desenvolvimento de software, mas sim como uma responsabilidade compartilhada entre todos os envolvidos. Assim, todos da equipe devem trabalhar juntos para identificar ameaças e implementar medidas preventivas desde o início.

Quais os pilares desta cultura?

O primeiro pilar, é a colaboração, essencial para o sucesso do DevSecOps. Nessa cultura, os times de desenvolvimento, segurança e operação trabalham juntos desde o início do projeto, trocando habilidades e conhecimento para garantir a proteção do software.

O segundo pilar é a automação, cujo objetivo é eliminar processos manuais suscetíveis a erros humanos. Com ferramentas automatizadas, é possível realizar testes de segurança continuamente durante toda vida do software. Isso garante que vulnerabilidades sejam identificadas e corrigidas rapidamente.

Por fim, o terceiro pilar da cultura DevSecOps é o compartilhamento. Nesse contexto, significa compartilhar informações sobre ameaças, melhores práticas e soluções encontradas ao longo do processo com toda a organização.

Como essa cultura pode beneficiar a empresa?

DevSecOps

A cultura DevSecOps, que combina desenvolvimento ágil, segurança e operações de TI, pode trazer vários benefícios para a empresa. Em primeiro lugar, ao adotar essa abordagem, a empresa estará priorizando a proteção em todas as fases do processo de desenvolvimento de software.

Além disso, essa cultura também promove uma eficiência maior na entrega de serviços ou produtos. Com uma ótima segurança desde o início do ciclo de desenvolvimento, é possível identificar eventuais problemas mais rapidamente e corrigi-los com agilidade.

Como aplicar a cultura DevSecOps?

É importante ter em mente a importância da segurança desde o início do processo de desenvolvimento. Dentre algumas formas de fazer isso, você pode optar por treinamentos e workshops que abordam conceitos básicos de segurança cibernética e as melhores práticas para proteção de dados.

Também se faz necessário incentivar a colaboração entre os desenvolvedores, especialistas em segurança e operadores. A integração contínua dessas equipes permite identificar e resolver problemas relacionados à segurança durante todo o ciclo de vida do desenvolvimento do projeto.

Neste cenário cada vez mais digital, a adoção da cultura DevSecOps se tornou imperativa para a segurança desde a fase iniciais de concepção e desenvolvimento permite que as organizações enfrentem os desafios cibernéticos de forma robusta e eficiente. Como líder em soluções de segurança digital, a Rainforest Technologies está comprometida em oferecer ferramentas e o suporte necessário para a implementação bem-sucedida do DevSecOps.

Leia também:

 

Continue Lendo

tradução técnica

Tradução técnica: o que é e quando realizá-la

Entenda o que é tradução técnica, seus tipos e quando ela é exigida em negócios e projetos acadêmicos. Em um mundo onde as fronteiras entre países se tornam cada vez mais fluidas, a comunicação eficiente e precisa é imprescindível, especialmente

Leia Mais »
plugins premium WordPress