A instalação dos chuveiros elétricos deve ser feita com o desligamento do disjuntor para prevenir choques e explosões. Separar os materiais, como chave de fenda, fita veda rosca e o próprio equipamento, é necessário para maior organização e praticidade nesse processo, porque evita você sair de onde está a cada pouco.
Certifique-se de que o local está seco antes de colocar a escada no piso para prevenir acidentes e, caso queira, mantenha um pano de feltro por perto para secar as áreas que soltarem água. E, ao subir os degraus, desencaixe lentamente o chuveiro do cano no qual permanece fixo para conseguir fazer a remoção adequada.
Preparando a instalação
Tenha as ferramentas e materiais disponíveis, certifique-se de que a voltagem dos chuveiros elétricos seja compatível com o seu lar e faça o desligamento da energia. Esta é uma das principais formas de evitar acidentes domésticos, pois se o disjuntor ficar ligado, as chances de sofrer um choque são maiores.
Ferramentas e materiais necessários
Possua a chave de fenda e a Philips, alicate, fita veda rosca, conectores, furadeira (se houver necessidade) e um voltímetro. É fundamental ter à disposição uma fita isolante e também a escada para conseguir realizar a instalação.
Verificando a voltagem e fiação
Leia a embalagem em que veio o chuveiro para saber se o produto é de 127V ou 220V. Para verificar em sua rede elétrica qual é a voltagem, use um multímetro ou veja na caixa de força a informação. Após essa observação, veja os fios disponíveis, que devem ser compostos por verde ou amarelo (fio-terra), vermelho (positivo) e azul (neutro) para fazer as devidas conexões com segurança.
Desligando a energia elétrica
Vá até o disjuntor e desligue a energia elétrica do lar para manter a sua segurança durante a instalação do chuveiro. É sugerido também desligar a água para prevenir indesejados vazamentos que podem atrapalhar e muito no processo de colocação do equipamento no lugar correto.
Como deve ser a instalação de um chuveiro elétrico?
Deve ser feita com o desligamento da força e da água, organização dos fios, realização da conexão do chuveiro ao cano até ficar fixo no lugar e fazer o aterramento. Após esse processo, religue a água e faça um teste para verificar se o produto funciona adequadamente e, posteriormente, ative a luz.
Manutenção preventiva: evitando problemas
Limpe regularmente o chuveiro, sobretudo nos furos, para remover sujeiras que tendem a ficar presas acidentalmente. Procure verificar as conexões elétricas e sempre faça uma inspeção rigorosa na resistência a fim de ter certeza de que funciona corretamente.
Limpeza regular do chuveiro
Realize uma limpeza superficial semanal no seu chuveiro tanto para remover a poeira quanto quaisquer resíduos que fiquem presos externamente. Faça também a higienização no espalhador a cada mês a fim de remover sujeiras.
Verificação das conexões elétricas
Inspecione criteriosamente os fios e as conexões elétricas antes de fazer qualquer instalação ou remoção. Pois, é indispensável que os equipamentos estejam bem isolados e fixados para prevenir acidentes, como choques e também curto-circuito.
Inspeção da resistência
Teste com a ajuda do multímetro para saber se a resistência está boa ou se queimou, pois, a depender do resultado, pode ser necessário realizar a troca por um modelo novo. Da mesma maneira que ocorre na instalação do chuveiro, é indispensável desligar a energia para inserir o dispositivo no equipamento.
Quais os problemas mais comuns em chuveiros elétricos?
Problemas com a fiação, baixa pressão de água, instalação inadequada, cheiro de queimado ou disjuntor desarmado são alguns dos fatores que podem prejudicar o funcionamento do chuveiro elétrico. A resistência queimada também é outro aspecto desagradável, pois durante o banho, a água pode não esquentar ou a temperatura diminuir, mesmo que o registro não esteja totalmente aberto.
Dicas de segurança
Desligue tanto a energia quanto a água antes de fazer a instalação do chuveiro por meio da chave geral e do registro, respectivamente. Certifique-se de que a voltagem do equipamento corresponde à do seu lar, porque aumentará a sua segurança na instalação, além de:
- Conexão adequada de fio-terra;
- Usar a fiação e o disjuntor adequados para fazer o chuveiro funcionar;
- Use conectores corretos;
- Nunca improvise ou faça remendos;
- Tenha todos os equipamentos de instalação por perto.
Se não sentir muita segurança durante a instalação do chuveiro, o mais indicado é contratar um profissional para fazer o procedimento. Ele já possui habilidade e experiência, sabe exatamente o que evitar para prevenir acidentes e, em questão de minutos, o serviço estará concluído.
Quando chamar um eletricista?
Cheiro de queimado, problemas de funcionamento, falta de aquecimento do chuveiro, sons estranhos e até mesmo para fazer a instalação do chuveiro novo. Estes são motivos pelos quais um profissional pode ser contratado para te auxiliar a corrigir o que for necessário com total segurança e prestatividade.
No momento em que comprar um chuveiro novo e elétrico com a Liven Casa, solicite os serviços de um especialista para fazer a colocação do equipamento. É também possível realizar o mesmo procedimento sozinho, porém, é crucial ter todos os itens disponíveis para agilizar o trabalho e garantir que nenhum problema aconteça.
Qual a vida útil de um chuveiro elétrico?
Entre 3 a 7 anos, a depender do tipo de uso, dos cuidados de manutenção e higienização. No caso da resistência, sua durabilidade é reduzida e pode estragar em um período de 2 anos ou menos, pois varia pelo tempo de utilização do chuveiro no domicílio.
A qualidade do equipamento é outro aspecto que envolve a boa durabilidade, ou seja, se for de alta qualidade, as chances de estragar em 1 ou 2 anos são mínimas. Isto é, desde que se mantenham os bons cuidados para garantir que permaneça em bom estado e não apresente falhas.
Com a Liven Casa, você encontra facilmente uma variedade de modelos de chuveiros elétricos no catálogo e consegue escolher o ideal para adquirir. Verifique informações cruciais, como voltagem, fabricante, comprimento, se é para parede ou teto, qual o tipo de MCA, se possui desviador e o tipo de potência para fazer a compra correta e com mais segurança!
Leia também:
- Tatuagem Curitiba
- Ambulância em Curitiba
- Tipos de ambulância: saiba mais
- Qual o preço ambulancia simples remoção
- Qual é o preço do aluguel de uma ambulância?
- Ambulância SAMU: quais são os veículos disponíveis?
- Ambulância particular valor: como é estipulado o preço?
- Ambulância tipo C: tudo o que você precisa saber sobre ela
- Ambulância: o que é, quais são os tipos e serviços ofertados?