Chegou o tão esperado momento de planejar uma viagem, e isso fica muito mais fácil com o boleto parcelado, que permite aquela compra especial para mala e até mesmo passagens em pagamentos parcelados.
E se você chegou até aqui procurando saber se para viajar de avião precisa estar vacinado, saiba que essa nunca foi e nem é uma exigência dos aeroportos, e sim uma recomendação.
No entanto, para entrar em países estrangeiros é necessário comprovar a vacinação completa contra a Covid-19. Para isso, você pode solicitar a sua carteira de vacinação pelo SUS.
Separamos aqui as últimas informações sobre os requisitos para viagens nacionais e internacionais de avião. Confira.
Afinal, para viajar de avião precisa estar vacinado?
Para fazer viagens depois da pandemia da Covid-19 a primeira dúvida que temos é se para viajar de avião precisa estar vacinado. E mesmo antes, durante as medidas sanitárias mais rigorosas, essa obrigatoriedade não existiu.
No entanto, para destinos internacionais o que vale são as regras do país de destino, e basicamente quase todos pedem um extenso protocolo sanitário que inclui a comprovação da vacinação completa e, em muitos casos, incluindo o Brasil, um teste antígeno ou PCR negativo.
Como a legislação vigente nos voos internacionais é a do país de destino, você pode não conseguir até mesmo embarcar sem o comprovante de vacinação.
Como emitir o passaporte de vacinação
O passaporte de vacinação é um apelido para o Certificado Nacional de Vacinação COVID-19, que o SUS emite.
Ele é um documento que identifica todas as doses tomadas pelo cidadão. Assim que concluímos o esquema vacinal, essa informação vai para a Rede Nacional de Dados de Saúde – RNDS, que é um banco de dados nacional que alimenta o aplicativo Conecte SUS Cidadão, que é onde se emite o passaporte de vacinação.
É preciso tomar todas as doses com certa antecedência para que elas apareçam no aplicativo. Depois, você pode baixar, colocar as suas informações pessoais e clicar em Emissão de Certificado, e pronto, você já pode viajar com tranquilidade.
É necessário estar vacinado para viajar de avião dentro do Brasil?
Os destinos nacionais não solicitam o passaporte de vacinação, mas isso também pode variar de companhia aérea. Quando se trata de vacinação contra Covid-19 a lei regula que cada instituição tem autonomia para pedidos de comprovação de vacina.
Algumas medidas sanitárias no país estão começando a relaxar, como a alimentação em voos domésticos. Depois de quase dois anos de proibição, agora as companhias aéreas podem fornecer alimentos para os passageiros.
Já as máscaras continuam sendo obrigatórias durante todo o voo, não importa o destino.
Retorno de viagem internacional: o que é preciso ter?
Para viajar de avião precisa estar vacinado quando o assunto é retorno ao Brasil. Além disso, o país pede, mesmo para residentes, o teste antígeno ou PCR negativo, feito nas últimas 72 horas.
Durante muito tempo o Brasil se manteve alheio às obrigatoriedades de vacinação que se espalharam pelo mundo, mas o teste negativo foi a primeira medida sanitária mais severa quando se tratando de viagens.
Para quem reside fora do Brasil a facilidade é a cobertura de vacinas que o país aceita, diferentemente dos países europeus que pedem o certificado da vacina apenas com as que foram aprovadas pela União Europeia.
Lugares para onde os brasileiros podem viajar
Com o avanço da vacinação no país, o mundo começou a abrir as fronteiras para a entrada de brasileiros. Isso vale até para os países mais rigorosos como os europeus. Na Europa já somam mais de 40 países que aceitam a entrada de brasileiros vacinados, e apenas 5 pedem teste negativo obrigatoriamente.
Caso você esteja vacinado pela CoronaVac, com as duas doses obrigatórias, você precisa acompanhar o site do consulado do lugar de destino, já que as regras em relação a essa vacina ainda hoje variam, e alguns locais ainda pedem o teste antígeno ou PCR negativo.
Regras de vacinação para viajar para os Estados Unidos
Os Estados Unidos sofreu com uma avalanche de casos de Covid-19 e teve que manter fronteiras fechadas e tomar todos os cuidados necessários com os cidadãos, por isso para viajar aos EUA uma série de documentos para além do visto e do passaporte são exigidos.
Para entrar nos Estados Unidos, seja a estudos ou turismo, é necessário apresentar o PCR ou antígeno negativo com 24 horas de antecedência no embarque. Além disso, é necessário apresentar o Certificado de Vacinação.
Os Estados Unidos aceitam todas as vacinas que foram aprovadas para uso emergencial pela FDA e pela OMS, incluindo a CoronaVac.
Para viajar de avião para a Europa é obrigatório a vacinação?
Durante muito tempo a maior parte dos países europeus mantiveram proibida a entrada de estrangeiros, especialmente de brasileiros, já que os números da pandemia eram alarmantes no território.
Aos poucos, as fronteiras foram abertas, e mesmo que a CoronaVac ainda não seja aceita para a emissão do passaporte de vacinação da União Europeia, quem quer ir para países como Portugal e Espanha e tem apenas as doses dela, pode ir, desde que apresente um teste antígeno ou PCR negativo.
Cada país europeu tem a sua tabela de condições para a entrada de turistas, e com a pandemia, essa tabela muda quase que diariamente. Para fazer uma viagem segura à Europa, consulte regularmente o site da embaixada do país de destino.
Conclusão
Estar vacinado é uma recomendação básica para qualquer atividade atualmente. Não completar o esquema vacinal pode gerar inúmeros problemas, principalmente se o objetivo for viajar.
Para se manter atualizado quanto às ordens da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde do Brasil, olhe frequentemente os sites oficiais e o Conecte SUS Cidadão.
Assim que puder, emita o seu Certificado de Vacinação da COVID-19 para viajar de avião para os mais diversos destinos.
Leia também: