Considerada a Capital da Baixada, sendo uma das cidades mais antigas da região, por isso conhecida também como a Cidade Mãe da Baixada Fluminense, Nova Iguaçu é um município do Rio de Janeiro, situado a 40 km da capital estadual.
Estigmatizada como uma cidade violenta, Nova Iguaçu, a maior cidade da Baixada Fluminense e da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, vem mudando seu perfil sócio-econômico nos últimos anos, atraindo moradores de outras regiões às suas muitas opções de faculdades e empresas que se instalaram no município.
Desde a Compactor, Indústrias Granfino, a Usimeca, a Cimobras, a Niely Cosméticos, Embelleze, Aroma do Campo, até proteção veicular nova Iguaçu já é possível encontrar, assim como, importantes centros de ensino como o CEFET/RJ, SENAI, UFRRJ, UGB,UNESA, UNIABEU, UNIG e Unigranrio, resolveram apostar em Nova Iguaçu.
No mais, atualmente, Nova Iguaçu possui um dos centros comerciais mais importantes do Estado do Rio de Janeiro, um polo que atrai consumidores das cidades de seu entorno.
Portanto, se mora no Rio de Janeiro e ainda não conhece Nova Iguaçu, já está na hora de abrir os olhos para essa cidade que não para de crescer!
Pontos turísticos de Nova Iguaçu
Ultimamente, Nova Iguaçu vem recebendo muitos jovens, em função das faculdades recentemente instaladas na cidade, e um erro muito comum entre eles é achar que não há o que fazer na cidade quando, na verdade, ela conta com vários atrativos turísticos para quem gosta da natureza ou deseja conhecer as belezas da cidade, e também, muito lazer noturno e diversão para todos os gostos.
Dentre alguns pontos turísticos de Nova Iguaçu, podemos destacar:
Casa de Cultura de Nova Iguaçu
Por meio da Secretaria de Cultura, a Casa de Cultura proporciona eventos, ações culturais e projetos para a população, além de atividades fixas ao longo da semana.
Fazenda São Bernardino
Fundada no século XVIII, próximo à Reserva Biológica Federal do Tinguá, na estrada São Bernardino, podemos conhecer um pouco da história, através da fazenda São Bernardino.
Construída em 1875, em estilo neoclássico, a fazenda produzia café, açúcar, aguardente, farinha de mandioca, extraía muita madeira e exportava carvão. Hoje em ruínas, pois foi vítima de um incêndio criminoso na década de 1980, foi tombada em 1951.
Capela do Engenho da Posse ou Capela Sagrada Família
Nome antigo Capela Nuestra Señora Madre de Dios, ela foi Construída entre 1620 e 1630, época da união das Coroas de Portugal e Espanha, razão do seu nome em espanhol. Localiza-se na Casa de Oração Frei May, Alto da Posse, Bairro da Posse. É uma jóia rara da arquitetura maneirista colonial religiosa ibérica.
Parque Municipal de Nova Iguaçu
Localizado ao sul, o parque ocupa uma área de aproximadamente 1.100 ha e foi constituído visando não apenas à proteção da fauna e flora existentes, mas também à formalização de uma opção de lazer para a população local.
Vulcão de Nova Iguaçu
Adormecido há quarenta milhões de anos, é o mais novo e preservado do nosso país, possui uma grande estrutura formada por diversos tipos rochosos e se destaca como um importante patrimônio natural e científico para a Cidade, por isso, foi elevado à categoria de geoparque.
Sede da Fazenda Dona Eugênia ou Casarão
Localizado a quase dois quilômetros do início do Parque Municipal de Nova Iguaçu podemos conhecer o que é considerado o edifício mais antigo em Nova Iguaçu que permanece de pé, a Sede da Fazenda Dona Eugênia, ou Casarão, data do século XIX.
E esses são só alguns pontos turísticos de não deve deixar de conhecer, e se o que gosta de badalação, também vai encontrar muitas opções de bares, pubs e casas noturnas.
E é isso, no mais, é não deixar de conhecer esse cantinho do Rio de Janeiro, cheio de riquezas naturais e muita História.
Leia também: