As perspectivas para a energia solar em nosso país não poderiam ser melhores, há alguns anos ela tem se tornado cada vez mais popular. Além de ser proveniente de uma fonte de energia limpa, ela também tem um melhor custo-benefício e é mais benéfica ao meio ambiente. Ao contrário de outras fontes, como é o caso do gás natural e do petróleo.
Várias iniciativas têm sido colocadas em prática, a fim de fomentar o uso da energia solar. Aqui no Brasil, por exemplo, é possível até mesmo financiar o sistema necessário para que sua casa possa ter energia solar. Mas afinal, o que vem por aí?
Crescimento deve continuar
Em uma pesquisa divulgada pela CNN, no ano de 2021 o crescimento do uso da energia solar foi de 67% em comparação ao ano de 2020. E para este ano, o que esperar? A expectativa é ainda maior, o crescimento esperado é de 70% com relação ao ano anterior.
Dentro desse cenário, o tipo de energia solar que mais cresceu foi a de geração distribuída, que é gerada no local de consumo ou próximo dele. O crescimento desse tipo específico foi de 125% em 2021.
Como dissemos, esse tipo de energia está cada vez mais popular e estão sendo pensadas diversas ações para fomentar ainda mais seu crescimento. Em nosso país, essa necessidade é ainda mais expressiva, já que boa parte da nossa matriz energética depende das hidrelétricas. O que se provou ser um problema na última crise hídrica que enfrentamos.
Investimento em energia solar
A tendência é que o investimento privado em energia solar cresça exponencialmente nos próximos anos. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) serão investidos R$ 20 bilhões em energia solar até 2023.
Não só o Brasil, mas países de todo o mundo estão preocupados com essa questão. Outro impacto positivo do uso da energia solar é a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera. E esse é um tratado assinado por diversos países que precisam reduzir ao máximo a emissão de CO2 na atmosfera.
É por esse motivo também que muitas empresas têm investido em energia solar, é uma forma de contribuir com o meio ambiente, além de gerar maior economia e agregar valor à imagem da empresa.
Por fim, não podemos deixar de mencionar também que todo esse crescimento e expansão da energia solar também favorece o mercado de trabalho. Apenas em 2021 o setor gerou 153 mil novos empregos e como a expectativa de crescimento de seu uso é ainda maior, a geração de novas vagas deve seguir esse mesmo caminho.
Por isso, podemos dizer com segurança que as perspectivas para o crescimento da energia solar em nosso país não poderiam ser melhores. O crescimento será exponencial e contínuo, isso deve trazer inúmeros benefícios para nosso país e para a manutenção de nosso bem-estar.
Ficou interessado no assunto e quer entender quanto custaria para instalar um sistema de energia solar em sua casa ou empresa? Clique aqui e faça uma simulação agora mesmo! Nós podemos que em poucos meses você já terá retorno!
Leia também: