O conteúdo é um dos componentes mais importantes de suas atividades de marketing digital. Isso não apenas ajuda você a criar confiança e se conectar com seu público, mas também funciona como combustível para outras técnicas de marketing. É a base sobre a qual você promove seu negócio online, por isso é importante dar a atenção que merece.
Então vamos dar uma olhada nesse conceito para entender porque… o conteúdo é rei!
O que é conteúdo?
A definição do dicionário de “conteúdo” é simplesmente “conteúdo”. Isso significa que todo o conteúdo visível no site será chamado de conteúdo. Não serão apenas entradas e artigos de blog, mas também descrições de produtos, categorias, ofertas, guias e manuais. A esse escopo básico, deve ser somada toda a comunicação da marca nas mídias sociais. Além disso, nos últimos anos, a compreensão de conteúdo se expandiu significativamente e, atualmente, conteúdo não é apenas escrito com palavras, mas também gráficos, infográficos, filmes, animações e podcasts.
Criar conteúdo novo, atual e valioso é uma prática saudável e necessária em todos os setores. O internauta está, portanto, cercado de informações, o que significa que ele escolhe apenas aquelas que são melhores para ele. Por isso é tão importante apostar em conteúdo de boa qualidade.
Bom conteúdo – o que é isso?
Textos de boa qualidade são textos que não só permitem que estejam em alta nos resultados de busca, mas também atraem os leitores – despertam emoções e comprometimento.
Para determinar se seu conteúdo é valioso, considere se o conteúdo é:
-SEO otimizado,
-de acordo com as diretrizes de estilo e qualidade,
-atual,
-obtido legalmente.
E, além disso:
-atende às necessidades do usuário,
-gera resultados de negócios,
-traz resultados tangíveis.
Uma dica é procurar consumir muito conteúdo bom antes de criar conteúdo bom. Através de livros que você encontra na Amazon, ou através de uma série que viu na Netflix, por exemplo. Mantenha-se sempre atualizado!
Por que o conteúdo é importante?
Existem muitas razões pelas quais a criação de conteúdo é importante não apenas do ponto de vista do marketing de conteúdo, mas também para toda a empresa ou marca. Não estamos falando apenas de atividades de SEO, mas também de imagem e vendas. Então, vamos dar uma olhada nos benefícios mais importantes de um bom conteúdo.
Conteúdo consistente e de alta qualidade melhora a imagem da marca
Pesquisas mostram que os clientes compram com base em uma marca com a qual se identificam ou com a qual se sentem confortáveis. Na maioria dos casos, as empresas podem criar associações positivas entre clientes em potencial a partir da primeira impressão que recebem do conteúdo do site ou das mídias sociais. O princípio aqui se aplica plenamente: “Você nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira impressão”. Essa oportunidade acontece apenas uma vez e, na era digital, o conteúdo é o principal meio que, em última análise, tem – ou não – um efeito “uau” em potenciais compradores.
O conteúdo educa o público e inspira confiança
A educação é o primeiro passo que um cliente em potencial dá para decidir se um produto ou serviço é adequado para eles. Antes de fazer uma escolha, ele deve entender completamente as opções disponíveis para ele. Isso significa que você precisa ter conteúdo substantivo que eduque adequadamente seu público sobre o que você pode oferecer.
O conteúdo educacional geralmente assume a forma de postagens de blog , descrições de produtos ou subpáginas com informações sobre sua empresa. Essa função também inclui tutoriais, análises e qualquer outra coisa que forneça aos seus clientes os recursos necessários para tomar decisões de compra informadas. Vale a pena atentar para o fato de que os clientes procuram ansiosamente respostas para suas dúvidas na aba FAQ – o conteúdo contido nela também deve ser bem pensado e refinado.
Um bom conteúdo é importante para SEO
Otimizar seu conteúdo para aparecer em resultados de pesquisa relevantes pode ajudar você a atrair novos leads. No entanto, para desenvolver o SEO do seu site, você precisa ter um conteúdo forte e substantivo. A mera colocação do maior número possível de palavras- chave no texto não é suficiente para subir às primeiras posições no mecanismo de busca. Os algoritmos também levam em consideração vários outros fatores – seu conteúdo não deve apenas satisfazer os robôs do Google, mas também corresponder às intenções dos usuários. Se o conteúdo for valioso, substantivo ou inspirador, é mais provável que os usuários o compartilhem com amigos ou forneçam links para seu site em outro lugar. Dessa forma, a classificação do seu site aumentará.
O conteúdo impulsiona as mídias sociais
Sua mídia social é uma das melhores maneiras de se conectar com seu público-alvo. Eles oferecem uma oportunidade única de conduzir conversas, obter feedback e adquirir novos leads. No entanto, para que isso aconteça, um elemento necessário é um bom conteúdo.
Sua estratégia de comunicação de mídia social deve usar conteúdo que forneça alto valor ao seu público-alvo. Embora o conteúdo seja crucial para construir laços fortes, você também deve lembrar que seu público quer ser ativo – comente, expresse sua opinião. Se você está apenas postando alguns links para as postagens do seu blog, não pode esperar muito engajamento do seu público-alvo.
Como criar conteúdo de qualidade?
Os benefícios de ter conteúdo de alta qualidade são enormes, mas escrever conteúdo que agrade ao seu público pode ser difícil. É por isso que é melhor confiar a preparação do conteúdo a redatores profissionais. No entanto, se você quiser tentar sua mão, as dicas a seguir podem ajudar:
Escreva para seus leitores, não para você
Considere o que seus usuários querem ler. Quais são seus interesses? Que eventos ou notícias eles estão acompanhando? Que problemas eles estão tentando resolver?
O primeiro passo para criar conteúdo que seu público considere de alta qualidade é garantir que ele tenha as informações que eles estão procurando. Para descobrir quais informações seus usuários estão procurando, basta fazer uma pesquisa por palavra-chave, como com a ferramenta gratuita Answer the Public. Você também pode pesquisar por dicas no mecanismo de pesquisa do Google – digite a frase em que está interessado e verifique os resultados da pesquisa.
Torne seu conteúdo legível e envolvente
Para que os visitantes leiam todo o seu post ou artigo do blog, faça com que seu conteúdo seja fácil de ler. Pense na estrutura do texto e nas palavras que você usa. Muito texto sem títulos ou parágrafos assustará seus leitores, portanto, certifique-se de usar parágrafos e alguns subtítulos. Você também deve se lembrar sobre pontuação e correção gramatical e ortográfica. Tente limitar o uso de palavras difíceis e tenha cuidado com o comprimento das frases. Use sinônimos, faça perguntas, faça hipóteses. Isso ajuda você a escrever conteúdo de alta qualidade que difere da concorrência e permite que os usuários conheçam melhor você e sua marca.
Seja confiável
Isso é extremamente importante, especialmente quando as pessoas ainda não conhecem seu site, produtos ou serviços. Escreva de forma clara e orientada para o público, faça uma pesquisa sólida e verifique as fontes que você está usando. Não copie conteúdo de outros sites – os leitores descobrirão muito rapidamente e não desejarão voltar ao seu site.
Sempre importante lembrar que antes de pensar em vender, você deve se preocupar em criar um bom conteúdo e engajar seus leitores. Assim eles confiarão mais em você e na sua empresa!
Leia também: