JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

relacionamento

Como construir um bom relacionamento com clientes

As relações com os clientes são a base de muitas empresas. Você pode otimizar suas estratégias de relacionamento com o cliente usando uma série de táticas que tornam a satisfação do cliente uma prioridade. 

Neste artigo, revisamos a importância das relações com o cliente e compartilhamos 10 métodos para desenvolver relacionamentos duradouros e lucrativos com seus clientes, além da distribuição de brindes personalizados

10 maneiras de construir relacionamentos com clientes

Aqui estão 10 técnicas que você pode usar para construir relacionamentos com clientes mais fortes:

1. Entenda a jornada do cliente

Para ter um bom relacionamento com o cliente, primeiro você precisa avaliar as ações e os processos de pensamento do cliente durante o processo de compra. 

Ter um mapa de jornada do cliente que detalha cada etapa do funil de vendas e aborda os pensamentos de um cliente em todas as etapas pode ajudá-lo a ter empatia com a experiência do cliente e antecipar suas necessidades.

2. Apresente-se ao cliente

Em um mundo cada vez mais digital, os clientes apreciam a chance de conversar diretamente com um representante da empresa. Forneça aos clientes um número de contato direto para um membro da equipe frontal e assine todas as comunicações com o nome de um funcionário real.

Dedicar um tempo para se apresentar pessoalmente ao consumidor é uma ótima maneira de formar conexões genuínas.

3. Pesquisar clientes para medir a satisfação

Os clientes apreciam quando uma empresa ouve seus comentários e reclamações. Envie pesquisas de clientes para obter feedback sobre os produtos e o atendimento ao cliente da sua empresa.

Considere postar uma pesquisa em seu site ou enviar solicitações de E-mail para feedback ou comentários de produtos. Todos esses métodos ajudarão você a aprender mais sobre o valor de seus clientes.

4. Implementar ferramentas de software de relacionamento com o cliente

Usar o software de gerenciamento de relacionamento com o cliente para ajudar a gerenciar dados e rastrear comunicações pode permitir que você forneça um serviço mais engajado aos clientes. Ao usar o software para gerenciar tarefas administrativas, sua equipe pode se concentrar mais em se conectar com os clientes de maneira autêntica.

5. Comercialize suas vantagens de atendimento ao cliente

Comece a anunciar sua empresa como uma empresa que valoriza o cliente para divulgar sua marca e criar uma cultura da empresa que enfatiza o compromisso com os consumidores.

Usar seu excelente atendimento ao cliente como ferramenta de marketing atrai clientes que também valorizam um serviço atencioso e de alta qualidade. Enfatize ofertas como uma linha de atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, um aplicativo responsivo ou recompensas de fidelidade para atrair e manter clientes fiéis.

6. Combine os hábitos dos clientes

Facilite o relacionamento com os clientes usando os mesmos tipos de tecnologia e canais de comunicação que eles fazem. Pesquise como seus clientes tendem a fazer compras e, em seguida, torne sua marca acessível nesses espaços.

Você pode criar perfis de empresas nos sites de mídia social que seu público-alvo mais usa para facilitar a localização e a interação dos clientes.

7. Responda imediatamente

Um dos passos mais importantes para iniciar e manter um relacionamento com o cliente é ser responsável e comunicativo. Quando os clientes podem confiar que você responderá às suas necessidades imediatamente, eles terão um incentivo para continuar usando seus serviços e construir um relacionamento de longo prazo.

Esforce-se para responder às mensagens dos clientes o mais rápido possível para envolvê-los antes de se distrair ou passar para um concorrente. 

Defina políticas que garantam uma resposta dentro de um determinado período de tempo e sempre tente ser mais rápido do que esse tempo.

8. Definir controles de qualidade consistentes

Ter padrões de qualidade rigorosos garante que os clientes recebam qualidade consistente toda vez que fizerem negócios com sua empresa.

A criação de políticas de garantia de qualidade oferece a oportunidade de evitar problemas antes que eles afetem o cliente, apresentando uma imagem confiável e positiva para todos os clientes.

9. Acompanhamento regular

É normal que o envolvimento do cliente flutue ao longo do tempo, e é por isso que o acompanhamento é uma ótima estratégia para equilibrar os relacionamentos de longo prazo com os clientes.

Se um cliente não fizer uma compra há algum tempo, entre em contato para perguntar sobre quaisquer serviços que ele possa usar em um futuro próximo. Isso pode ajudá-lo a evitar que os clientes mudem para um concorrente, lembrando-os da conexão positiva que eles já têm com o seu negócio.

10. Personalizar todas as comunicações

Personalizar as comunicações com os clientes chamando-os pelo nome é uma estratégia simples e eficaz para o desenvolvimento de relacionamentos com os clientes.

Você pode usar um software para preencher automaticamente os nomes dos clientes em E-mails de formulário ou adicionar personalização extra escrevendo cartas pessoais aos clientes. 

Os clientes geralmente apreciam receber atenção personalizada e se sentem mais apegados às marcas que interagem com elas em um nível pessoal.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

tradução técnica

Tradução técnica: o que é e quando realizá-la

Entenda o que é tradução técnica, seus tipos e quando ela é exigida em negócios e projetos acadêmicos. Em um mundo onde as fronteiras entre países se tornam cada vez mais fluidas, a comunicação eficiente e precisa é imprescindível, especialmente

Leia Mais »
plugins premium WordPress