JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

fumar

Como conseguir parar de fumar?

Se até pouco tempo os filmes, séries e novelas vendiam a ideia de que fumar era algo charmoso, sexy e até sinal de força, virilidade, enfim, hoje já se sabe os muitos prejuízos que esse hábito traz à saúde.

Por isso, o que não faltam hoje são apps, técnicas e clínicas especializadas em ajudar as pessoas a se livrarem desse vício.

Também não sabe mais o que fazer para dar adeus ao vício do cigarro? Então, confira abaixo algumas dicas para ter sucesso nessa árdua luta. Vamos lá?

1. Mude sua rotina

A primeira coisa a fazer é investir em mudanças na sua rotina, eliminando hábitos e objetos que levem você a ter vontade de acender um cigarro. Dentre eles podemos destacar:

  • Jogue fora os cinzeiros;
  • Você fuma no carro? Então, deixe o maço em casa quando dirigir;
  • Anote o horário do último cigarro e vá aumentando o intervalo entre eles;
  • Costuma fazer paradas para comprar cigarros para comprar sempre no mesmo estabelecimento? Então, mude seu trajeto;
  • A cervejinha ou aquele cafezinho da tarde dá vontade de fumar? Então, corte-os até que se sinta livre do vício;
  • Comunique aos amigos e familiares e peça que eles não convidem você para fumar.

2. Torne o ato de fumar menos prazeroso

O momento de fumar costuma estar relacionado a um contexto agradável, como a pausa no trabalho ou a cervejinha no happy hour, a dica, portanto, é desassociar o ato de fumar do prazer, ou seja, procure fazer isso sozinho, eliminando boa parte dos atrativos do cigarro, ou fumar apenas em locais pouco interessantes e onde você não possa se sentar.

3. Pare de fumar de uma vez só

Segundo pesquisas, marcar uma data para parar de fumar, de forma abrupta, costuma dar mais certo, por exemplo, ao descobrir que está grávida, ou se descobrir com um problema de saúde, ou a doença de algum ente querido.

Por geralmente resultar em possíveis sintomas como a síndrome de abstinência, causados pela falta de dopamina, esse método funciona melhor para quem tem um padrão de consumo de leve a moderado.

4. Pare de fumar aos poucos

Já, se o seu caso é um alto grau de dependência do cigarro, a dica, então, é procurar reduzir de 25% a 30% o número de cigarros a cada sete dias, até abandoná-los totalmente ao fim de quatro semanas.

Só não confunda o parar de fumar gradualmente com uma desculpa para adiar sua decisão.

5. Atrase o horário do primeiro cigarro

Um dica interessante também é procurar ir acendendo o primeiro cigarro cada vez mais tarde, dessa forma, se costuma fumar às 7h, adie para as 8h, depois para as 9h e assim por diante, até conseguir passar o dia todo sem fumar, estabelecendo um prazo máximo de duas semanas para abandonar totalmente o cigarro.

6. Aposte nos substitutos

Outra dica é apelar para substituições, como um chiclete, adesivo ou cigarro eletrônico, como o pen 22, por exemplo, para conseguir parar de fumar aos poucos. Lembrando que ainda estará exposto à uma pequena dose dessa substância, portanto, vale mais para quem fuma muito e quer parar aos poucos.

Lembrando que, mesmo que a nicotina isolada seja menos prejudicial que o cigarro e todas as suas substâncias tóxicas, ela ainda causa dependência e outros efeitos colaterais. Por isso, seu uso deve ser comedido e por pouco tempo, só para fugir da crise de abstinência inicial.

7. Busque ajuda médica e psicológica

Por fim, mas nem por isso menos importante, na verdade, é o contrário, fundamental.

Como sempre há o risco de recaídas, ou seja, voltar a consumir cigarros, após ter parado de fumar, a ajuda profissional costuma dar sempre ótimos resultados, já que poderão ser abordadas técnicas mais precisas, até mesmo suporte psicológico.

E é isso, pode até ser difícil, mas parar de fumar é compensador, sua saúde e qualidade de vida agradecem.

Leia também:

 

Últimas Notícias

Mais lidas

Continue Lendo

plugins premium WordPress